Skip to content

UEM - Universidade Estadual de Maringá


Índice de Sites
Você está em: Home arrow Câmpus Maringá
Câmpus Sede (Maringá) Imprimir E-mail

O Câmpus sede, com mais de 1 milhão de m2, está localizado em Maringá, no Noroeste do Paraná, município com cerca de 300 mil habitantes e economia baseada na agroindústria e na prestação de serviços. A UEM possui características regionais e polariza mais de 130 municípios, com população estimada em 2,5 milhões de habitantes.Está presente com atividades de ensino, pesquisa e extensão em seis câmpus: Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Umuarama e Ivaiporã.

Com uma comunidade universitária formada por mais de 20 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários e orçamento anual de mais de R$ 180 milhões, a UEM pode ser comparada a uma cidade de médio porte.

Toda a área administrativa é informatizada e diversos laboratórios de microinformática, ligados à internet, atendem aos acadêmicos. 

A pista de atletismo, com padrão internacional, é utilizada para treinos e competições oficiais.

A Incubadora Tecnológica, que funciona no câmpus, abriga empresas que desenvolvem softwares para o mercado interno e para exportação.

A Biblioteca Central dispõe de acervo com quase 400 mil exemplares e de um portal da Capes com mais de 2.500 periódicos on-line.

Centenas de refeições são servidas pelo Restaurante Universitário à comunidade acadêmica.

A Eduem, editora da própria universidade, divulga trabalhos científicos, técnicos e culturais. Na livraria são comercializados os livros publicados na UEM e em outras editoras brasileiras.

A Universitária FM - 106,9, emissora educativa, é um dos canais entre a Universidade e a comunidade externa.

A Estação Climatológica parceira do Ministério da Agricultura, mantém, há mais de 20 anos, um banco de dados sobre o clima da região.

As Consultorias Juniores levam serviços de qualidade e novas tecnologias a pequenas e médias empresas de Maringá e região.

O Escritório de Cooperação Internacional possibilita o intercâmbio de estudantes e professores com universidades dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América do Sul.

A prestação de serviços envolve diversos projetos, como assistência judiciária gratuita, análises de água, de alimentos, de solos, de grãos e de produtos homeopáticos e de manipulação.

Cursos de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e japonês são oferecidos às comunidades interna e externa.

Centenas de projetos de extensão asseguram a integração entre a Universidade e a comunidade externa.

A Fazenda Experimental desenvolve projetos da área de Ciências Agrárias.

A UEM é credenciada pelo MEC para oferecer cursos de graduação e pós-graduação a distância nas áreas agrárias, biológicas, exatas, humanas, socioaplicadas, tecnológicas e da saúde.

O HU, único hospital público da região, é centro de referência em cirurgia de redução do estômago e no atendimento a gestantes de alto risco. Recebeu o título de Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e Unicef, por incentivar o aleitamento materno. É habilitado para transplante de córnea e participa da Rede Paranaense de Terapia Celular. Oferece residência médica em sete especialidades.

30 municípios da região recebem sangue coletado pelo Hemocentro.

O Laboratório de Análises Clínicas atende, pelo SUS, a Maringá e a outros 130 municípios da região, com mais de 100 tipos de exames laboratoriais.

Medicamentos produzidos na UEM são adquiridos pelo SUS para abastecer os postos mantidos pelas prefeituras de diversas cidades paranaenses.

Cirurgia, periodontia, endodontia e prótese são algumas das áreas de atendimento a adultos e crianças, na Clínica Odontológica. O único curso de residência na área odontológica do Paraná é oferecido pela UEM.

A UEM oferece 26 mestrados e 12 recomendados pela Capes, com conceito de excelência e reconhecimento internacional e mais de 100 especializações nas mais variadas áreas de conhecimento.

O Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente e o Grupo de Estudos Socioambientais atuam em Maringá e região.

O Nupélia desenvolve pesquisas ecológicas em ambientes de água doce e tem vários parceiros, entre eles, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq e diversas empresas do setor elétrico, como a Itaipu e a Copel.

A Coordenadoria de Apoio ao Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação Especial integra esses níveis de ensino superior, além de capacitar professores da rede pública e particular.

No câmpus sede, o Colégio de Aplicação Pedagógica produz conhecimento com métodos de aprendizagem avançada e garante escola a quase 1.000 alunos do ensino fundamental e do médio.

A Semana de Artes, realizada anualmente, promove troca de informações artística, científica e cultural, entre artistas regionais.

O Museu da Bacia do Paraná, primeira casa construída em Maringá e transferida para o câmpus universitário, resguarda a memória, a tradição e a cultura da região Noroeste.

 
NOTÍCIAS
Vagas para estagiários na UEM
Central de Estágio

Cadastro
Vagas disponíveis

Pesquisar no site


Opening the Archives/
Abrindo os arquivos
O Opening the Archives Project é um esforço conjunto da Brown University e da Universidade Estadual de Maringá para digitalizar e indexar 10.000 documentos do Departamento de Estado dos EUA sobre o Brasil produzidos entre 1963-73 e torná-los disponíveis para o público em um site de acesso livre.